8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2012 Prezado(a) Diretor(a) e Professor(a), Com bastante satisfação informamos que os números de inscrições da OBMEP 2012 são: Escolas Inscritas - 46.728 - 2037 escolas a mais do que o ano anterior! Alunos Inscritos - 19.140.824 (ano passado - 18.720.068) Municípios com escolas participantes - 5.533 - apenas 33 municípios brasileiros não têm escolas participantes na OBMEP 2012! Lembramos que as provas da 1ª Fase serão realizadas no dia 5 de junho (terça-feira) em todas as escolas inscritas. Fique atento(a) às instruções que enviaremos em breve. Informamos, também, que exemplares do Banco de Questões 2012 foram enviados para a sua escola por via postal. Por favor, fique atento(a) para a chegada do material pelos Correios. Este ano o Banco de Questões está seguindo com uma novidade: um DVD com vídeos mostrando as soluções das questões da OBMEP 2011! Esperamos que o Banco de Questões e os Vídeos possam ser trabalhados com os alunos, em sala de aula. Divulgue em sua escola, disponibilize exemplares na biblioteca! Dessa forma seus alunos ficarão ainda mais preparados para os desafios da OBMEP. Caso tenha alguma dúvida, por favor, entre em contato com a OBMEP. Cordialmente, Mônica Souza Coordenadora OBMEP Tel: 21-2529-5084 Email: contato@obmep.org.br
sábado, 5 de maio de 2012
8ª OLIMPÍADA BRASILEIRA DE MATEMÁTICA DAS ESCOLAS PÚBLICAS - OBMEP 2012
Pesquisadora:
Professora Aracleide
A
Psicopedagogia estuda o processo da aprendizagem humana e suas
dificuldades, atuando em caráter preventivo e terapêutico.
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação.
O atendimento psicopedagógico é composto de duas etapas:
Diagnóstico: Busca através de coletas de dados, aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais pode refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.
A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.
Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utilizam-se recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas. É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando‑o a compreendê-los.
A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.
Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação
Valéria Segre
Psicopedagoga Clinica e Institucional
O trabalho psicopedagógico tem como objetivo garantir a aplicação do raciocínio na manipulação do conteúdo escolar e cultural de maneira que o indivíduo se identifique e se aproprie da utilização dos conceitos aprendidos em qualquer situação.
O atendimento psicopedagógico é composto de duas etapas:
Diagnóstico: Busca através de coletas de dados, aplicações de testes e avaliações a fim de identificar as causas das dificuldades de aprendizagem as quais pode refletir-se em problemas de concentração, de atenção, de memória, de capacidade de análise, na leitura, na escrita, no pensamento lógico-matemático, mas poderá também identificar outros problemas podendo-se indicar um psicólogo, um fonoaudiólogo, um neurologista, ou outro profissional a depender do caso.
A avaliação é composta de aproximadamente 8 encontros semanais, sendo 6 sessões com a criança e duas com os pais. Na última sessão é entregue o resultado das avaliações com o parecer e possíveis indicações.
Intervenção (tratamento): Essa é a segunda etapa do atendimento, após o diagnóstico. Durante o tratamento são realizadas diversas atividades, com o objetivo de identificar a melhor forma de se aprender e o que poderá estar causando este bloqueio. Para isto, utilizam-se recursos como jogos, desenhos, brinquedos, brincadeiras, conto de histórias, computador e outras coisas que forem oportunas. É solicitado, algumas vezes, as tarefas escolares, observando cadernos, olhando a organização e os possíveis erros, ajudando‑o a compreendê-los.
A criança ou adolescente, irá encontrar a melhor forma de estudar para que ocorra a aprendizagem.
Durante a intervenção os pais ou responsáveis terão devolutivas do trabalho que vem sendo desenvolvido, bem como, progressos e resultados. A escola também receberá nossos relatórios e visitas como continuidade da parceria proposta na avaliação
Valéria Segre
Psicopedagoga Clinica e Institucional
Assinar:
Postagens (Atom)