PRINFO-PROGRAMA
NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INEGRADO-
PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO: TECNOLOGIAS NA
EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC 100HS
FORMADOR: FÁBIO
MACÊDO
CURSISTA:
ARACLEIDE FERREIRA DE SOUZA FREITAS
Atividade 2.6 –
Planejando uma atividade com hipertexto ou internet
Plano de aula/sequência didática
ANOS: 4º e 5º anos do
Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas
TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDO: O Uso da água
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: Água: usos, consumo, disponibilidade e
sustentabilidade. Poluição da água
OBJETIVOS:
•
Compreender as
noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável
dos recursos hídricos.
•
Analisar os
diferentes usos da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade
do recurso.
•
Reconhecer e
analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no
Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável.
DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:
•
Primeira e segunda aulas
Qual é o destino da água disponível? Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no Brasil, como é essa proporção? Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles? Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a água. Elas podem ser consideradas pontos de partida para projetos de trabalho, sequências didáticas e aulas sobre o tema.
Qual é o destino da água disponível? Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no Brasil, como é essa proporção? Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles? Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a água. Elas podem ser consideradas pontos de partida para projetos de trabalho, sequências didáticas e aulas sobre o tema.
•
Peça que, em
pequenos grupos, todos preparem listas com os usos possíveis da água. Para
desenvolver o trabalho, o professor deve levar em conta os seguintes aspectos:
abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar, lavar objetos), agricultura
e criação de animais (dar de beber ao gado, irrigar cultivos, lavar instalações
etc.), indústrias e estabelecimentos comerciais e de serviços, navegação, pesca
e aquicultura, geração de energia e outros. Eles podem conversar com familiares
e outras pessoas para ampliar a lista. Na próxima aula, devem apresentar os
resultados para os colegas.
•
Terceira e quarta aulas
Peça que a garotada apresente os resultados das aulas anteriores em classe e organize uma roda de conversa sobre o assunto. Você pode ler em voz alta alguns dados do quadro "Onde a água é usada" (abaixo), destacando o peso acentuado da agropecuária. Em seguida, proponha que os alunos escolham alguns itens da lista e façam desenhos representando a utilização de recursos hídricos. Peça que representem, para o caso do Brasil, as prioridades definidas para o uso de água de acordo. Para este trabalho, leve em conta a legislação vigente, que prioriza o consumo humano e animal em situações de escassez. Os desenhos, acompanhados de textos e figuras, podem compor painéis feitos em pequenos grupos para serem expostos na escola.
Peça que a garotada apresente os resultados das aulas anteriores em classe e organize uma roda de conversa sobre o assunto. Você pode ler em voz alta alguns dados do quadro "Onde a água é usada" (abaixo), destacando o peso acentuado da agropecuária. Em seguida, proponha que os alunos escolham alguns itens da lista e façam desenhos representando a utilização de recursos hídricos. Peça que representem, para o caso do Brasil, as prioridades definidas para o uso de água de acordo. Para este trabalho, leve em conta a legislação vigente, que prioriza o consumo humano e animal em situações de escassez. Os desenhos, acompanhados de textos e figuras, podem compor painéis feitos em pequenos grupos para serem expostos na escola.
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AVALIAÇÃO:
Para as turmas do Fundamental I, é importante levar em conta a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais e verificar como cada um representa os diferentes usos e destinos da água disponível. Verifique a diversidade de imagens e textos nos painéis propostos.
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FONTE DE
PESQUISA: Aquastats (Relatório da
FAO-ONU de 2003); World Development Indicators (Relatório do Banco Mundial, de
2003); Atlas da Água (2005), de Robin Clarke e Jannet King
BIBLIOGRAFIA:
- O Atlas da Água, de Robin Clarke e Jannet King. Publifolha, 2005. Publicação com dados e estatísticas atualizados, conflitos pelo uso da água e prognósticos sobre sua disponibilidade.
BIBLIOGRAFIA:
- O Atlas da Água, de Robin Clarke e Jannet King. Publifolha, 2005. Publicação com dados e estatísticas atualizados, conflitos pelo uso da água e prognósticos sobre sua disponibilidade.
INTERNET:
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