quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Proinfo - Atividade 2.6


PRINFO-PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL.
PROINFO INEGRADO- PROGRAMA NACIONAL DE FORMAÇÃO CONTINUADA EM TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC 100HS
FORMADOR: FÁBIO MACÊDO

CURSISTA: ARACLEIDE FERREIRA DE SOUZA FREITAS


Atividade 2.6 – Planejando uma atividade com hipertexto ou internet

Plano de aula/sequência didática


ANOS: 4º e 5º anos do Ensino Fundamental
TEMPO ESTIMADO: Quatro aulas
DISCIPLINA: Ciências
CONTEÚDO: O Uso da água
CONTEÚDOS ESPECÍFICOS: Água: usos, consumo, disponibilidade e sustentabilidade. Poluição da água

OBJETIVOS:
                    Compreender as noções de uso da água, uso com intervenção e sem intervenção e uso sustentável dos recursos hídricos.
                    Analisar os diferentes usos da água e suas repercussões na distribuição e disponibilidade do recurso.
                    Reconhecer e analisar práticas e situações que comprometem a disponibilidade de água no Brasil e no mundo e examinar propostas para seu uso sustentável.

DESENVOLVIMENTO DAS ATIVIDADES:

                     Primeira e segunda aulas
Qual é o destino da água disponível? Quais são os setores que mais consomem água no mundo? E no Brasil, como é essa proporção? Existem usos que não comprometem as reservas? Quais são eles? Essas são algumas indagações importantes quando o assunto é a água. Elas podem ser consideradas pontos de partida para projetos de trabalho, sequências didáticas e aulas sobre o tema.
                    Peça que, em pequenos grupos, todos preparem listas com os usos possíveis da água. Para desenvolver o trabalho, o professor deve levar em conta os seguintes aspectos: abastecimento humano (beber, tomar banho, cozinhar, lavar objetos), agricultura e criação de animais (dar de beber ao gado, irrigar cultivos, lavar instalações etc.), indústrias e estabelecimentos comerciais e de serviços, navegação, pesca e aquicultura, geração de energia e outros. Eles podem conversar com familiares e outras pessoas para ampliar a lista. Na próxima aula, devem apresentar os resultados para os colegas.
                     Terceira e quarta aulas
Peça que a garotada apresente os resultados das aulas anteriores em classe e organize uma roda de conversa sobre o assunto. Você pode ler em voz alta alguns dados do quadro "Onde a água é usada" (abaixo), destacando o peso acentuado da agropecuária. Em seguida, proponha que os alunos escolham alguns itens da lista e façam desenhos representando a utilização de recursos hídricos. Peça que representem, para o caso do Brasil, as prioridades definidas para o uso de água de acordo. Para este trabalho, leve em conta a legislação vigente, que prioriza o consumo humano e animal em situações de escassez. Os desenhos, acompanhados de textos e figuras, podem compor painéis feitos em pequenos grupos para serem expostos na escola.

                    AVALIAÇÃO:

Para as turmas do Fundamental I, é importante levar em conta a participação de cada aluno nas tarefas coletivas e individuais e verificar como cada um representa os diferentes usos e destinos da água disponível. Verifique a diversidade de imagens e textos nos painéis propostos. 
                     FONTE DE PESQUISA: Aquastats (Relatório da FAO-ONU de 2003); World Development Indicators (Relatório do Banco Mundial, de 2003); Atlas da Água (2005), de Robin Clarke e Jannet King

BIBLIOGRAFIA:
- O Atlas da Água, de Robin Clarke e Jannet King. Publifolha, 2005. Publicação com dados e estatísticas atualizados, conflitos pelo uso da água e prognósticos sobre sua disponibilidade.
INTERNET:
                      Ministério do Meio Ambiente detalha a Política Nacional de Recursos Hídricos 
                     Instituto de Biociências da USP aborda a poluição da água.

Nenhum comentário:

Postar um comentário