terça-feira, 31 de julho de 2012

Projeto Pedagógico: O Corpo e Higiene





Estado do Rio Grande do Norte
Prefeitura Municipal de Coronel Ezequiel / RN
Secretaria Municipal de Educação Cultura e Desportos.
Unidade de Ensino Lina Maria da Conceição
Sítio Santa Quitéria
Coronel Ezequiel / RN


PROJETO: O corpo e higiene.

TEMA: Eu e meu corpo.
ELABORAÇÃO: Aracleide Ferreira de Souza Freitas
DURAÇÃO: 16  a 27 de julho de 2012
DIRETORA: Maria Vitalma da Silva
CLIENTELA: Alunos do 4º e  5º anos do Ensino Fundamental

JUSTIFICATIVA: A escolha desse projeto surgiu pelo fato dos alunos apresentarem maiores necessidades e precisarem de orientações de como cuidar do próprio corpo. Pois nesta fase é importante que os alunos adquiram, aproveitem todas as oportunidades para valorizar a vida, a saúde, a higiene e o meio onde vivem.

OBJETIVO GERAL: Conhecer e valorizar o próprio corpo e conscientizar os alunos sobre a importância da higiene para uma vida saudável.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS:

· Socializar.
· Ampliar e enriquecer o vocabulário para interagir com o meio.
· Desenvolver a linguagem oral, a coordenação motora e a criatividade.
· Desenvolver o gosto pela música.
· Estimular a concentração e atenção.
Valorizar seu corpo, sua saúde, sua vida, seu meio social e ambiental;
· Identificar as partes do corpo.
· Identificar as partes do rosto.
· Reconhecer e desenvolver os cinco sentidos (tato, visão, olfato, paladar e audição).
· Nomear as partes do corpo e os órgãos do sentido;
Adquirir noções fundamentais sobre a higiene em nossa vida;
Reconhecer a importância e a necessidade de se ter uma boa higiene corporal, bucal e mental;
Desenvolver o hábito de cuidar de si mesmo;
Realizar atividades diárias de higiene;
Organizar rotinas de práticas de escovação dos dentes;
Estimular para a prática correta de tomar banho, cortar as unha e cabelos;
· Visualizar e interpretar imagens;
Dramatizar histórias;

CONTEÚDO:

· Corpo e higiene;
· Órgãos dos sentidos;
· Alimentação e saúde;
· Artes plásticas: pintura, modelagem, recorte e colagem com material diverso, desenho livre e dirigido;
· Músicas;
· Sistema de numeração, (traçado, noção de quantidade);
· Linguagem oral;
· Descoberta do corpo;
· Motricidade;
· Expressão corporal;
· Dramatização e criatividade;
· Movimento;

METODOLOGIA:

Conversas e debates; (importância dos alimentos para a saúde, importância dos cuidados com o corpo e higiene).
· Visualização e descrição sobre as partes do corpo;
· Cartazes com regras de higiene;
· Músicas relacionadas ao tema;
· Historinhas: “O Sanduíche da Maricota” - Avelino Guedes – Editora – Moderna. “A Galinha Ruiva” – Editora FTD.
Jogos (quebra-cabeça, figuras, labirinto, ligar e jogo da memória);
· Recorte e colagem de gravuras;
Dinâmicas de grupo;
Reprodução de histórias;
Exposição dos bonecos ilustrados de cada criança;
· Confecção do livrinho: O dentinho;
· Grafismo: desenho, pintura, traçado;

CULMINÂNCIA: DIA DA BELEZA.
Ø  Dia D da escovação
Ø  Dia D da caça ao piolho
Ø  Dia D do lava cabelos e cortes de cabelo- hidratação...
Ø  Sorteio de escovas, pentes finos, espelhos, lixa de unha...
Ø  Dia D de pedicuro e manicure – tesourinha, lixa, toalha, esmalte, base...


AVALIAÇÃO: Percebendo que a higiene corporal é de suma importância, portanto, através desse projeto, queremos que nossos alunos sejam beneficiados, orientados e alertados da necessidade do cuidado do corpo como um todo. É um assunto abrangente, e faz-se necessário um trabalho contínuo, sempre voltado para o fator limpeza. Na oportunidade, queremos também que todos os alunos se informem das várias formas de higiene em casa, na escola e na comunidade.
A proposta é mostrar ao aluno que seu corpo "é fonte de vida" e que merece carinho e cuidados especiais.
Os alunos serão avaliados através do envolvimento ao participar das atividades desenvolvidas durante o projeto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário