Pesquisadora:
Aracleide Ferreira de Souza Freitas - psicopedagoga
CANTINHO
DA LEITURA:
Nesse "cantinho" devem conter livros de
histórias infantis diversas adequadas à faixa etária dos alunos. Praticamente
todas as salas de aula de turmas iniciais já possuem este "Cantinho"
que deve ser feito com estantes da altura das crianças e almofadas coloridas ou
tapete emborrachado para a Hora do ouvir e contar histórias – Se na sua escola
as crianças tem que ir até outra sala para realizar esta atividade ou se os
livros ficam escondidos e longe do alcance dos pequenos – Repense esta prática!
É muito importante que as crianças tenham contato com os livros, e os
identifiquem como algo do seu dia a dia, que está ao seu alcance, com o que
pode contar. Isso facilitará todo o processo de alfabetização e será
imprescindível para tornar seu aluno um futuro leitor.
CANTINHO DA
MÚSICA:
Sabemos que nem sempre é possível termos dentro de
sala de aula um aparelho de som à disposição, porém este cantinho deve ser
mantido dentro das possibilidades. Sugerimos gravar em CDs estilos musicais
escolhidos pelo professor e pelo menos 1 preferido de cada aluno. Temos várias
sugestões de trabalho com músicas na Educação Infantil e estas são fundamentais
sempre e não somente em aulas específicas de música, onde o tempo é muito
limitado para a quantidade de atividades que podem ser realizadas. Nesse mesmo
cantinho sugerimos que tenha uma Caixa com instrumentos musicais, que podem ser
confeccionados pelas próprias crianças com a ajuda do professor.
CANTINHO
DA SUCATA:
Tudo que poderia ser lixo serve para você professor
de Educação Infantil como um recurso de grande valia. Construir brinquedos,
bonecos, casinhas; usar tampas de refrigerantes, palitos, potinhos para
contagem; simplesmente manusear e distinguir cores e formas de olhos abertos ou
vendados; são somente alguns exemplos do que pode ser feito com este rico
material.
CANTINHO
DAS DRAMATIZAÇÕES:
Imagine um baú repleto de chapéus, óculos,
bijuterias, maquiagens, fantasias, perucas, máscaras... Em frente a ele imagine
um espelho na altura das crianças. Pronto! Você acaba de ter dentro de sua sala
de aula um ambiente fascinante onde atividade corporal e de Jogo Simbólico
serão realizadas.
CANTINHO
DOS JOGOS:
Os Jogos Pedagógicos confeccionados em EVA,
cortiça, cartolina ou até mesmo os de madeira e borracha também devem estar ao
alcance dos pequenos em um "cantinho" especial. Quebra-cabeças, Jogos
de Encaixe e muitos outros... Sugerimos que caso não tenha como a escola
oferecer nem tão pouco pedir ajuda aos responsáveis, que a professora vá
confeccionando aos poucos, de acordo com as datas comemorativas, por exemplo, e
colecionando-os numa caixa também separada.
BRINQUEDOTECA:
E a sugestão dada aqui é que os momentos de
brincadeiras com os mesmos também sejam, por vezes, supervisionados pelo
professor ao qual pode fazer interferências criando situações-problemas,
comparando-os a atitudes de sua realidade diária, provocando novas descobertas
no meio das brincadeiras. Um bom observador pode descobrir muito dos alunos
através de suas brincadeiras e tirar proveito disso sempre.
A
BÁSICA "CHAMADINHA":
Na sua "chamadinha" básica além dos nomes
e das fotos de seus alunos, da janelinha do tempo e dos dias da semana você
pode incluir algo importante do dia: Uma notícia, uma data especial, um
acontecimento na escola, ou simplesmente a conclusão do dia registrada por
escrito juntamente com os alunos. Torne este momento diário sempre atraente e
divertido. E lance mão destes recursos presentes em sua "chamadinha"
sempre que necessitar não somente na hora da entrada.
Nenhum comentário:
Postar um comentário