sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade 1.2 - Como eu sou como professora e aprendiz?


PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional
PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional
CURSO: Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100hs
FORMADOR: Fábio Macedo
CURSISTA: Aracleide Ferreira de Souza Freitas

ATIVIDADE – 1.2

Como Eu Sou como professora e aprendiz?

Sou uma educadora e realizo o trabalho com muito amor e dedicação. Sei da responsabilidade que tenho ao exercer minha profissão. Procuro desenvolver meu trabalho numa perspectiva de que cada aluno é um pesquisador e por isso mesmo acredito que o meu papel é de mediadora e incentivadora na busca de novos conhecimentos. Considero que a escola é um espaço de aprendizagem e pesquisa.

Como professora, preciso estimular meus alunos a aprender a encontrar as respostas necessárias ao seu aprendizado. É necessária a identificação das práticas de reflexão que já existirão e ainda existe na profissão docente, ou seja, criar lógicas de trabalho coletivas dentro das escolas através da troca de experiência e da partilha. Também sei que enquanto realizo meu trabalho estou aprendendo com meus alunos e a creditar que um bom professor não é detentor do conhecimento, mas espera que os novos conhecimentos aconteçam a partir do momento que os seus alunos construam através da pesquisa, ser professor é estar atualizando-se mesmo após vários cursos.

Como aprendiz, sei que é importante competência educativa e atualização constante para realizar um trabalho de qualidade em sala de aula visando às mudanças que acontecem a cada momento. Porque como diz Nóvoa (...) as escolas valem o que vale a sociedade, por isso é essencial ter condições de dignidade profissional onde a competência pedagógica deve ser um misto de base teórica e prática. Por isso é importante que o professor esteja em constante aprendizado para novos modelos de organização. A minha prática pedagógica é baseada na pesquisa, pois considero que sempre consigo aprender com meus colegas, com meus alunos, nos cursos de aperfeiçoamento, treinamento, especialização, entre outros. Sinto-me feliz ao realizar meu trabalho ao lado de minhas companheiras de profissão pois há um conhecimento pedagógico e profissional para responder as exigências de um conhecimento científico e específico dos professores.

Atualmente, desenvolver projetos com os alunos torna-se uma prática indispensável na educação, frente aos avanços da tecnologia, ao dinamismo oferecido pela internet, à rapidez e instantaneidade das informações, o professor necessita aperfeiçoar seu trabalho em sala de aula. Por esse motivo, acredito que o Curso Proinfo Integrado será fundamental para melhoria da qualidade e a eficácia do meu trabalho dentro do processo de aprendizagem com significado preciso.




Nenhum comentário:

Postar um comentário