PROINFO
– Programa Nacional de Tecnologia Educacional
PROINFO
INTEGRADO – Programa Nacional de Formação continuada em
Tecnologia Educacional
CURSO:
Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100hs
FORMADOR:
Fábio Macedo
CURSISTA:
Aracleide Ferreira de Souza Freitas
Atividade
2.3 conceituando o hipertexto individualmente.
“Hipertexto
é o termo que remete a um texto em formato digital,
ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de
blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá
através de referências específicas denominadas hiperlinks,
ou simplesmente links.
Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto
principal, ícones
gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos
conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as
informações que estendem ou complementam o texto principal. O
conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi
criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o
pensador francês Roland
Barthes, que concebeu em seu livro S/Z
o conceito de "Lexia"[carece de
fontes?],
que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais
simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos
internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até
mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página
onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O
sistema de
hipertexto mais conhecido atualmente é a World
Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde
este modelo de organização da informação e produção textual se
manifesta.”
(Wikipédia, a
enciclopédia livre)
|
Emsíntese
minha visão em relação ao hipertexto é um modelo de documento não
linear onde os nós que vão interligá-lo à outro documento pode
ser palavras, imagens, páginas, sons e ou referências.
Também
é um termo que remete a um texto em formato digital ao qual
agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos e
textos, portanto, é uma idéia bastante controvérsa pois alguns
autores como (Bulter e Grusim-2005) defendem que o hipertexto não
ocorre apenas no meio digital, ele já existe há milênios como no
uso das enciclopédias de papel.Também Landaw 1995, entendem o
hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar
qualquer informação através da rede de internet WWW.
O
hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto
escolar, pois sendo pesquisas em livros ou agilidade da internet ele
pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e a
produção individual ou colaborativa do conhecimento (re)
construindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e
decadente.
O
hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção
do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar
material de diferentes disciplinas.
Finalmente
a aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um
fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem
implícita e poderá colocar uma visão do assunto e em contrapartida
aprender com a visão dos colegas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário