sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade - 2.3 - Conceituando o hipertexto individualmente


PROINFO – Programa Nacional de Tecnologia Educacional
PROINFO INTEGRADO – Programa Nacional de Formação continuada em Tecnologia Educacional
CURSO: Tecnologias na Educação Ensinando e Aprendendo com as TIC – 100hs
FORMADOR: Fábio Macedo
CURSISTA: Aracleide Ferreira de Souza Freitas
Atividade 2.3 conceituando o hipertexto individualmente.


“Hipertexto é o termo que remete a um texto em formato digital, ao qual se agregam outros conjuntos de informação na forma de blocos de textos, palavras, imagens ou sons, cujo acesso se dá através de referências específicas denominadas hiperlinks, ou simplesmente links. Esses links ocorrem na forma de termos destacados no corpo de texto principal, ícones gráficos ou imagens e têm a função de interconectar os diversos conjuntos de informação, oferecendo acesso sob demanda as informações que estendem ou complementam o texto principal. O conceito de "linkar" ou de "ligar" textos foi criado por Ted Nelson nos anos 1960 e teve como influência o pensador francês Roland Barthes, que concebeu em seu livro S/Z o conceito de "Lexia"[carece de fontes?], que seria a ligação de textos com outros textos. Em palavras mais simples, o hipertexto é uma ligação que facilita a navegação dos internautas. Um texto pode ter diversas palavras, imagens ou até mesmo sons, que, ao serem clicados, são remetidos para outra página onde se esclarece com mais precisão o assunto do link abordado.
O sistema de hipertexto mais conhecido atualmente é a World Wide Web, no entanto a Internet não é o único suporte onde este modelo de organização da informação e produção textual se manifesta.”
(Wikipédia, a enciclopédia livre)

Emsíntese minha visão em relação ao hipertexto é um modelo de documento não linear onde os nós que vão interligá-lo à outro documento pode ser palavras, imagens, páginas, sons e ou referências.
Também é um termo que remete a um texto em formato digital ao qual agrega-se outros conjuntos de informação na forma de blocos e textos, portanto, é uma idéia bastante controvérsa pois alguns autores como (Bulter e Grusim-2005) defendem que o hipertexto não ocorre apenas no meio digital, ele já existe há milênios como no uso das enciclopédias de papel.Também Landaw 1995, entendem o hipertexto apenas nos ambientes digitais porque permitem acessar qualquer informação através da rede de internet WWW.
O hipertexto pode contribuir de maneira satisfatória no contexto escolar, pois sendo pesquisas em livros ou agilidade da internet ele pode incentivar tanto o professor quanto aluno à leitura e a produção individual ou colaborativa do conhecimento (re) construindo os parâmetros da instituição escolar hoje existente e decadente.
O hipertexto também traz como vantagem para a educação a construção do conhecimento compartilhado, um importante recurso para organizar material de diferentes disciplinas.
Finalmente a aprendizagem se dará por descoberta, e é individual, pois cada um fará as próprias associações realizando assim uma aprendizagem implícita e poderá colocar uma visão do assunto e em contrapartida aprender com a visão dos colegas.

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