sábado, 29 de setembro de 2012

Atividade 1.4-Entrevista com professores.


PROINFO: PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO: TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC – hs.
FORMADOR: FÁBIO MACÊDO
CURSISTA: ARACLEIDE FERREIRA DE SOUZA FREITAS
PROFESSOR ENTREVISTADO: MARIA DO SOCORRO DE MORAIS SILVA

ATIVIDADE 1.4


ENTREVISTA COM PROFESSORES

De acordo com a entrevista realizada com a professora do município de Coronel Ezequiel a senhora Maria do Socorro de Morais Silva, foi muito proveitoso o diálogo escrito da mesma onde irei aqui relatar através de um texto.
Primeiro em relação ao das tecnologias na escola a mesma definiu que os tencionamentos influenciam em todas as esferas, pois revelam padrões amplos e sistêmicos de mercados globais e fluxos de trabalho. E os alunos são clientes cidadãos, estudantes e pacientes dentro desse novo processo de aprendizagem tecnológica.
Segundo no que diz respeito aos computadores e a internet que foram inseridos nas atividades curriculares para fazer as mesmas coisas que eram feitas antes ou proporcionaram práticas inovadoras, pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes é que adquiriram conhecimentos para que se aumentem a possibilidade de aprendizagem no ambiente educativo, que vão desde o conhecimento da função social da escola até as formas mais adequadas da realidade social, econômica, política e científica.
Terceiro faz-se a indagação: houve mudança na atuação docente? A entrevistada relatou que sim, através dos vínculos entre conhecimento, poder e tecnologia, em podermos verificar a boa utilização de determinados tipos de tecnologias e informações, como exemplo de inovação para a prática pedagógica através do uso de novas tecnologias.
Quarto, o que mudou na aprendizagem dos alunos em especial foi a melhoria da qualidade das aulas face as habilidades e competências necessárias aos discentes incluindo novas tecnologias.
Quinto, que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte a entrevistada complementou que será adaptar-se à complexidade que os avanços tecnológicos impõem a todos indistintamente. Dessa forma, é possível afirmar que o momento sociocultural em que vivemos é distinto de momentos anteriores da nossa civilização, pois é certo que as mudanças tecnológicas têm ocasionado mudanças em praticamente todas as esferas de nossas vidas diante do processo pedagógico inserido, nessa mudança de transformações sociotécnicas. Tais análises nos levam a verificar que estamos diante de um duplo desafio para educação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário