PROINFO:
PROGRAMA NACIONAL DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL
CURSO:
TECNOLOGIAS NA EDUCAÇÃO – ENSINANDO E APRENDENDO COM AS TIC –
hs.
FORMADOR:
FÁBIO MACÊDO
CURSISTA:
ARACLEIDE FERREIRA DE SOUZA FREITAS
PROFESSOR
ENTREVISTADO: MARIA DO SOCORRO DE MORAIS SILVA
ATIVIDADE
1.4
ENTREVISTA
COM PROFESSORES
De
acordo com a entrevista realizada com a professora do município de
Coronel Ezequiel a senhora Maria do Socorro de Morais Silva, foi
muito proveitoso o diálogo escrito da mesma onde irei aqui relatar
através de um texto.
Primeiro em relação ao das tecnologias na escola a
mesma definiu que os tencionamentos influenciam em todas as esferas,
pois revelam padrões amplos e sistêmicos de mercados globais e
fluxos de trabalho. E os alunos são clientes cidadãos, estudantes e
pacientes dentro desse novo processo de aprendizagem tecnológica.
Segundo no que diz respeito aos computadores e a
internet que foram inseridos nas atividades curriculares para fazer
as mesmas coisas que eram feitas antes ou proporcionaram práticas
inovadoras, pautadas na autoria e participação ativa dos estudantes
é que adquiriram conhecimentos para que se aumentem a possibilidade
de aprendizagem no ambiente educativo, que vão desde o conhecimento
da função social da escola até as formas mais adequadas da
realidade social, econômica, política e científica.
Terceiro
faz-se a indagação: houve mudança na atuação docente? A
entrevistada relatou que sim, através dos vínculos entre
conhecimento, poder e tecnologia, em podermos verificar a boa
utilização de determinados tipos de tecnologias e informações,
como exemplo de inovação para a prática pedagógica através do
uso de novas tecnologias.
Quarto,
o que mudou na aprendizagem dos alunos em especial foi a melhoria da
qualidade das aulas face as habilidades e competências necessárias
aos discentes incluindo novas tecnologias.
Quinto,
que novos aspectos requerem maior atenção de nossa parte a
entrevistada complementou que será adaptar-se à complexidade que os
avanços tecnológicos impõem a todos indistintamente. Dessa forma,
é possível afirmar que o momento sociocultural em que vivemos é
distinto de momentos anteriores da nossa civilização, pois é certo
que as mudanças tecnológicas têm ocasionado mudanças em
praticamente todas as esferas de nossas vidas diante do processo
pedagógico inserido, nessa mudança de transformações
sociotécnicas. Tais análises nos levam a verificar que estamos
diante de um duplo desafio para educação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário